segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CBTU assina convênio com Prefeitura de São Bernardo para projeto básico do Metrô Leve

06/01/10

Foi assinado no dia 28 de dezembro de 2009 um convênio entre a CBTU e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, para elaboração do projeto básico do Metrô Leve, ligando o município a São Paulo e a São Caetano do Sul por meio de transporte mais eficiente.

Com as assinaturas do Diretor Técnico da CBTU, Marcus Quintella, do Diretor de Planejamento do Metrô de São Paulo, Marcos Kassab e tendo como intervenientes a Prefeitura de São Bernardo, representada pelo prefeito Luiz Marinho e a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, pelo sub secretário João Paulo Jesus Lopes, o acordo assumido, terá o Metrô de São Paulo como responsável pela contratação do projeto básico, recebendo os recursos através da CBTU. Caberá também ao Metrô a elaboração dos estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Os estudos irão definir o custo da obra, a utilização de Metrô Leve ou Monotrilho, local de passagem da linha e regiões que deverão ser atendidas, entre outros aspectos.
 
Com a oficialização do Convênio, o Ministério das Cidades liberou recursos da ordem de R$ 27,6 milhões para a realização do projeto básico, com previsão de conclusão em 2010. A obra será executada pelo Estado e atenderá prioritariamente as cidades de São Bernardo e São Caetano, com a possibilidade de conexão com a Estação Tamanduateí, que a partir deste ano permitirá a integração Metrô e CPTM. As cidades serão responsáveis pelo projeto funcional e estudos técnicos de viabilidade. O processo, já em fase de conclusão em São Bernardo, contou com investimentos de R$ 1,3 milhão pela Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário