quarta-feira, 22 de agosto de 2012

VLT do Cariri


O projeto se utiliza do modal ferroviário aproveitando, em sua maior parte, o leito do sistema atualmente operado pela Transnordestina Logística S/A, antiga Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), preconizando um sistema que venha a estruturar de forma mais ordenada o transporte de passageiros entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato.
O VLT do Cariri tem uma extensão total de 13,9km. Consiste num transporte de média capacidade e grande conforto, que faz uso de VLT – veículo leve sobre trilhos a diesel, denominado TRAM – Transporte Rápido Automotriz.
O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato, utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária Transnordestina Logística S/A até o distrito de Muriti, município do Crato. O trecho entre Muriti e a antiga estação do Crato, cerca de 4km, foi desativado há mais de vinte anos, sendo portanto necessária a implantação de nova via. O restante do trecho (entre Muriti e Juazeiro do Norte) passou por serviços de remodelação, necessários ao atendimento das condições mínimas de operacionalidade e segurança de um sistema de transporte ferroviário de passageiros.
O projeto é de grande relevância social por beneficiar contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade, além de propiciar uma profunda reformulação do sistema urbano, em especial na questão da requalificação do transporte intermunicipal.
O VLT do Cariri funciona há mais de dois anos transportando cerca de 1.400 usuários por dia. Ele percorre nove estações ao longo de 13,6 quilômetros em 40 minutos e liga as cidades do Crato e de Juazeiro do Norte, principais centros urbanos da região do Cariri, sul do Ceará.
O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formada por 02 carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição.
A velocidade máxima operacional é de 60km/h.
Para a efetivação da implantação do Metrô do Cariri, foi assinado em 06 de junho de 2006, um Convênio entre o Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA, e as Prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato, tendo por objeto a Cooperação técnica, financeira e administrativa para a Implementação do Metrô do Cariri.
A inauguração do Metrô do Cariri se deu em 1º de dezembro de 2009 com o início da  Operação Assistida (Operação Branca), caracterizada por testes dos equipamentos envolvidos (trem, via, estações e sinalização).

Características Físicas e Operacionais



Características Físicas e Operacionais do Sistema
Trecho:
Fátima /Crato.
Extensão:
13,9 km
Linha:
Singela
Bitola:
Métrica
Trilho:
TR 37
Fixação:
Rígida
Número de Estações:
09
Material Rodante:
02 composições tipo VLT com 2 carros
Velocidade máxima:
60 km/h
Horário de Operação:
05:30 às 22:30 h
Demanda Inicial:
5.000 passageiros/dia
Intervalo entre trens:
28 minutos
Geração de empregos diretos:
161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados)

Simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri
De 12 a 23 de abril de 2010, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos realizou a simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri. Durante duas semanas, mais de 30 mil passageiros viajaram, sem cobrança de tarifa, de Juazeiro do Norte a Crato, e no sentido oposto, das 6 horas às 22h30min, intervalo em que vai operar o sistema na fase comercial.

Durante a simulação, os trens circularam entre as estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte, cujas obras já tinham sido concluídas. A operação serviu para aferir a confiabilidade dos trens, o fluxo de pessoas e o consumo de combustíveis. Desde o dia 26 de abril, o Metrô do Cariri voltou a operar em fase de testes, das 8 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

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