terça-feira, 16 de outubro de 2012

TTrans conclui primeiro aeromóvel de Porto Alegre

16/10/2012

A  Trans Sistemas de Transportes S.A (T´Trans) conclui nesta semana o primeiro veículo do aeromóvel de Porto Alegre. Serão dois veículos totalmente automatizados, sem condutor. Um será o modelo A-100, com 14,5 metros e capacidade para 150 passageiros, e o outro modelo articulado A-200, com 26 metros e capacidade para 300 passageiros. 

O primeiro modelo que ficará pronto é o A-100. A T´Trans está concluindo a montagem elétrica pneumática dos sistemas que compõem o veículo. O segundo veículo está em fase inicial de fabricação da carroceria em fibra reforçada e já está com a parte estrutural metálica (estrados e truques) concluída.

O Aeromóvel é um sistema desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), que funciona em via elevada e utiliza propulsão pneumática - o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

O projeto básico da estrutura dos veículos foi desenvolvido pela Coester. A T´Trans executou o detalhamento do projeto básico, desenvolveu e qualificou fornecedores, construiu a carroceria em fibra de vidro e fabricou as partes (estrado e truques), na sua fábrica em Três Rios (RJ).

Os veículos vão operar na linha elevada de 998 metros que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha.   A obra de R$ 29,9 milhões está prevista para ser concluída até o final deste ano.

RF

Nenhum comentário:

Postar um comentário