sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

500 dias para a Copa do Mundo: veja a situação das obras nas 12 subsedes do Mundial

28.01.2013| 15:38
O Brasil chega nesta segunda-feira a 500 dias para a Copa do Mundo longe da eficiência obtida pela Alemanha ao organizar o Mundial de 2006 e próximo à realidade da África do Sul rumo a 2010. Problemas com obras de infraestrutura e atrasos na entrega de estádio foram uma constante entre os africanos.

A 500 dias do Mundial de 2010, quatro estádios que seriam usados na Copa das Confederações deveriam estar prontos, mas só as instalações de Johanesburgo e Bloemfontein foram concluídas. O Brasil construiu apenas um cenário pior.

Apenas dois estádios, Mineirão (MG), e Castelão (CE) foram entregues. Os demais para a Copa das Confederações - Maracanã (RJ), Mané Garrincha (BR), Fonte Nova (BA) e Recife (PE) - seguem em trabalho de conclusão.

As semelhanças entre os brasileiros e africanos são constantes até nos discursos de seus representantes. Na última quinta-feira, o ministro do esporte, Aldo Rebelo, declarou que os aumentos nos orçamentos da Copa podem ser creditados a reajustes nos preços de matéria-prima, serviços e mão de obra.

- Um grande aumento nos custos de construção contribuiu de maneira importante para os reajustes no orçamento - disse o CEO do Comitê da Copa da África do Sul, Danny Jordaan, ao festejar os 500 dias do início do Mundial.

As incertezas quanto à obras de mobilidade urbana também estiveram presente na África do Sul. No Brasil, a dúvida persiste e a falta de tempo para executar os projetos fez alguns serem cancelados. E a exemplo da África, os aeroportos caminham para se tornarem um dos maiores problemas do Brasil. Em 2010, na semifinal entre Alemanha e Espanha, em Durban, o aeroporto não conseguiu fazer todos os pousos previstos.

Outra realidade:

Ao contrário de Brasil e África do Sul, a Alemanha se tornou um exemplo de organização. A 500 dias do Mundial-2006, o país germânico estava dentro do cronograma. E, em alguns casos, adiantado. Um exemplo foram os 370 quilômetros de estradas projetados para a realização da Copa que, em janeiro de 2005, já estavam prontos. A eficiência alemã se estendeu aos estádios. Dos 12 que seriam utilizados, seis estavam concluídos.
Veja a situação dos nossos estádios:

Arena Amazônica - Manaus-AM: O estádio de Manaus, foi um dos últimos a iniciar sua construção. A Arena está com 50% de seu cronograma concluído. Entrega em dezembro.

* Mobilidade urbana - A cidade ambicionava construir o monotrilho, mas foi cancelado.

* Consequencias - Sem o monotrilho, Manaus ficou sem obra de mobilidade para a Copa-2014.

* Aeroporto - Reforma e ampliação do terminal de passageiros em andamento, a R$ 394 milhões.

* Porto - Restauração, adequação e modernização, a um custo de R$ 89,4 milhões.
Arena Pantanal - Cuiabá-MT:
O estádio de Cuiabá está com as obras atrasadas. Com 55% de conclusão, estádio será entregue em outubro. Arena terá 17 mil assentos temporários.

 * Mobilidade urbana - São três obras. Houve indícios de irregularidades na licitação do VLT.

* Custo e andamento - VLT custará R$ 1,44 bilhão, com 6,4% de execução; Total de R$ 1,6 bi.

* Aeroporto - Área de desembarque problemática. Ampliação em andamento.

* Custo - Investimento previsto de R$ 88,4 milhões. Constução de estacionamento também prevista.

Estádio Nacional - Brasília-DF: O estádio de Brasília, que será o placo da abertura da Copa das Confederações, a entrega da obra acontecerá em abril. Cronograma está com 87% de conclusão.

* Mobilidade - Após o cancelamento do VLT, há apenas uma obra de mobilidade urbana.

* Custo - Ainda não iniciada, a melhoria do acesso ao aeroporto deve custar R$ 103,5 milhões.

* Aeroporto - Módulo operacional feito e reforma no terminal de passageiros em andamento.

* Custo - Está sob concessão. Investimento privado para ampliação estimado em R$ 642,2 milhões.
Mineirão - Belo Horizonte-MG
: Já inaugurado, estádio custou R$ 695 milhões, com a esplanada no entorno. Mineirão terá capacidade para 64 mil torcedores.

* Mobilidade urbana - Nove obras em andamento, três delas são BRTs.

* Custo estimado - R$ 1,4 bilhão. A mais cara é a do BRT Antônio Carlos/Pedro I, de R$ 588,2 mi.

* Aeroporto de Confins - Reforma e ampliação do terminal de passageiros em andamento.

* Custo e execução da obra - R$ 239,7 milhões e 16,8% de reforma executada em novembro/2012.
Beira-Rio - Porto Alegre-RS
: Reforma consumirá R$ 330 milhões. Demora na assinatura do contrato com a construtora atrasou a obra. Conclusão em dezembro de 2013.

* Mobilidade urbana - Ao todo serão 11 obras, desde acesso ao Beira-Rio a BRTs.

* Custo - Todas as obras, a maioria em andamento, sairão a R$ 922 milhões.

* Aeroporto - Ampliação do terminal de passageiros e pátio não iniciadas.

* Custo - Custo previsto de R$ 345,8 milhões. A licitação deve ser concluída em fevereiro.

Arena da Baixada - Curitiba-PR: Orçada em R$ 234 mi, estádio do Atlético teve dificuldade no financiamento. Com 55% de conclusão, entrega deverá ser em julho de 2013.

* Mobilidade urbana - São oito obras ao todo, sendo que duas ainda estão sendo licitadas.

* Custo - Total de R$ 457 milhões. Corredor Aeroporto/Rodoviária - R$ 167,3 mi - é a mais cara.

* Aeroporto - Terminal de passageiros e pátio serão ampliados e restauração da pista.

* Custo - As três obras custarão R$ 85 milhões. Só a restauração da pista de pouso está concluída.
Arena Corinthians - São Paulo-SP
: Palco da abertura da Copa-2014, obra foi orçada em R$ 820 milhões. Cobertura começou a ser instalada. Entrega em dezembro de 2013.

* Mobilidade urbana - A linha ouro do metrô foi cancelada. Uma obra para o entorno do estádio.

* Custo - Com apenas 1% de execução, intervenções viárias sairão a R$ 318 milhões.

* Aeroporto - Concessão dos aeroportos de Garulhos e Viracopos não foram concluídas.

* Porto - Realinhamento do cais para atração de navios de cruzeiros em Santos, a R$ 235 milhões.
Arena Castelão - Fortaleza-CE:
Primeiro estádio a ser inaugurado, o Castelão custou R$ 518, 6 milhões. Arena foi concessionada por um período de oito anos.

* Mobilidade urbana - Brigas políticas atrasaram as licitações. São seis obras ao todo.

* Custo e andamento - R$ 570 milhões. O BRT Alberto Craveiro é o mais adiantado com 21%.

* Aeroporto - Ampliação do terminal de passageiros em andamento, a R$ 196 milhões.

* Porto - Implantação de terminal de passageiros e obras internas de pavimentação, a R$ 149 milhões.
Arena das Dunas - Natal-RN:
  Estádio foi o último a ser iniciado. Obra custará R$ 417 milhões e previsão de entrega é para dezembro de 2013. Cronograma em 50%.

* Mobilidade urbana - São três obras, sendo que duas não foram iniciadas.

* Custo e andamento - Total de R$ 440 milhões. A mais cara é o Corredor Estruturante, a R$ 338,8 milhões.

* Aeroporto - Novo aeroporto em São Gonçalo do Amarante, sob concessão, a R$ 383,4 milhões.

* Porto - Construção do terminal de passageiros e ampliação do cais. Custará R$ 53,7 milhões.
Arena Pernambuco - Recife-PE:
Após aumento de efetivo e aceleração na obra, estádio garantiu lugar na Copa das Confederações. Inauguração em abril de 2013.

* Mobilidade urbana -São sete obras, sendo as mais importantes as que ligam a São Lourenço.

* Custo e andamento - R$ 891 milhões. O governo prometeu entregar a BR-408 para Copa das Confederações.

* Aeroporto - Obra da torre de controle não iniciada, a um custo de R$ 18,5 milhões.

* Porto - Construção de nova área para terminal de passageiro, a R$ 28,1 milhões, em andamento.
Arena Fonte Nova - Salvador-BA
: Ao custo de R$ 591,7 mi, estádio está com 90% do seu cronograma concluído. Com 55 mil lugares, 5 mil serão de assentos removíveis.

* Mobilidade urbana - São apenas duas obras previstas de entorno, já que o metrô não saiu.

* Custo e andamento - Ambas estão em andamento, a um total de R$ 20 milhões.

* Aeroporto - Reforma do terminal de passageiros, ampliação do pátio e obra na torre de controle.

* Porto - Construção de terminal, estacionamento e urbanização em andamento a R$ 36 milhões.
Maracanã - Rio de Janeiro-R
J: Estádio sofreu seguidos atrasos e a  entrega deverá ser em abril. Içamento de estrutura metálica em curso.

* Custo total:R$ 882 milhões.

* Mobilidade urbana - São três obras. Uma delas ainda está sendo projetada.

* Custo e andamento -O BRT Transcarioca, que liga o aeroporto à Barra da Tijuca é o mais caro: R$ 1,88 bilhão.

* Aeroporto -Reforma do terminal de passageiros 1 e 2 e recuperação dos pátios a R$ 813 milhões.

* Porto - Construção do pier em formato de Y. Em licitação. Custo estimado a R$ 91 milhões.

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