quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SP compra 65 trens por R$ 1,8 bilhão em licitação .


15/07/2013 - G1
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) finalizou no início de julho um processo de licitação para a compra de 65 trens por R$ 1,8 bilhão. Entre os vencedores está o Consórcio Iesa – Hynday Roten, que vai receber R$ 788 milhões por 30 trens, e a empresa espanhola CAF, que tem fábrica no Brasil e receberá aproximadamente R$ 1 bilhão por 35 trens.

O contrato está em fase de assinatura e prevê que os trens comecem a ser entregues no prazo de 18 a 36 meses, o que seria a partir de 2015. A compra começou em agosto de 2012, quando foi lançado um primeiro edital. Entretanto, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, apenas uma empresa se apresentou e os preços foram considerados altos.

 Atualmente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apura a suspeita de cartel em licitações em São Paulo e no Distrito Federal. A Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo também investiga irregularidades. O governo do estado não divulgou detalhes sobre se há suspeita direta de formação de cartel na licitação para a compra dos 65 trens.

Preços para novos trens
A CPTM afirma que decidiu transformar a licitação em internacional após verificar que o preço cobrado após verificar que a proposta para o primeiro edital estava “muito acima do orçamento estimado”. O valor orçado pelo governo foi R$ 904 milhões para o lote de 30 trens e de R$ 1 bilhão para o lote de 35 trens. O governo do estado afirma que teve uma economia de R$ 700 milhões ao internacionalizar a concorrência.

Novos trens
Todas as composições terão oito vagões, 170 metros de comprimento, ar condicionado e salões contínuos de passageiros. São vagões interligados semelhantes aos que existem hoje na Linha 4-Amarela do Metrô.

A compra foi determinada para atender “a futura demanda de passageiros” e o processo de modernização. Segundo a companhia, as linhas estão sendo preparadas para operar com intervalos de até três minutos nos horários de pico.

As unidades poderão circular nas seis linhas da CPTM que atendem a Grande São Paulo, pois contarão com todos os equipamentos de sinalização de bordo.

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