quarta-feira, 30 de abril de 2014

Projeto do Trem Regional está no PAC 3

  • Rádio Alvorada AM - - NOTÍCIAS - 20/03/2014 -
A reativação do transporte ferroviário de passageiros na Serra Gaúcha entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, interligando Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa, terá recursos assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento - Fase 3 (PAC 3) como trecho piloto do Programa Federal de Trens Regionais de Passageiros. A informação foi dada hoje pelo Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em reunião realizada nesta quinta (20), em Brasília, ao Vice Prefeito Antonio Feldmann, coordenador da Comissão Especial do Trem Regional e ao secretário de Gestão e Mobilidade de Bento Gonçalves, Mauro Moro, também presente no encontro.

Segundo o Grupo de Trabalho da ANTT, o projeto do trecho Caxias/Bento é o mais avançado dos 64 projetos em tramitação, pois já tem o ?Programa de Estudo e Viabilidade Técnica e Econômica Financeira, Social e Ambiental? aprovado, como também já realizou a audiência pública promovida pelo Ministério dos Transportes. A proposição do Grupo de Trabalho será levada ao Seminário Nacional de Trens Regionais agendado para o dia 29 de abril e apresentada aos Ministérios dos Transportes e das Cidades.

Conforme Antonio Feldmann, a proposta da ANTT é que, com recursos assegurados pelo PAC 3, este trecho piloto do Trem da Serra Gaúcha tenha seu Projeto Executivo e início da implantação nos exercícios de 2014 e 2015.

SOBRE O TREM REGIONAL: Na reunião desta quinta-feira o Grupo de Trabalho da ANTT elegeu a Alternativa 1 do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental. Esta opção estabelece a linha férrea Caxias do Sul-Farroupilha-Bento Gonçalves com 60 quilômetros, 14 deles totalmente novos e 46 reaproveitados com adequações. Serão 13 estações convencionais e mais uma de integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário