quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dilma visita ferrovia já inaugurada, mas parada

Folha de São Paulo – 13/08/2014
Trecho entre Anápolis (GO) e Palmas ainda não recebeu nenhum trem
Diretor do Porto Seco de Anápolis diz que a Vale já pediu para operar o novo trecho, mas pleito ainda está sob análise

A presidente Dilma Rousseff visitou ontem a Ferrovia Norte-Sul em Anápolis (GO), obra que ela e Lula já inauguraram, mas que até agora não entrou em operação.

O trecho em que a presidente visitou teve sua construção iniciada em 2008. Em 2010, o ex-presidente Lula foi duas vezes entregar obras concluídas e neste ano a presidente Dilma já fez o mesmo.

No entanto, nenhum trem com carga jamais circulou pelo trecho que liga Anápolis a Palmas (TO). Isso porque, depois de pronto, não foi escolhida uma empresa para cuidar da segurança e da manutenção dos trilhos e oferecer trens para o transporte.

Sem manutenção e segurança, os trilhos já começam a ser roubados. O mesmo ocorreu em 2011, quando a Ferrovia também foi abandonada e sofreu deterioração.

Dilma minimizou os atrasos que a obra tem enfrentado. De acordo com ela, essa será uma das grandes realizações de projetos de infraestrutura, porque funcionará como uma espinha de peixe , ligando os principais pontos de produção do país.

Ela será uma das grandes realizações porque funciona como uma espinha de peixe. Irá integrar todo os sistema de transporte brasileiro , afirmou Dilma em uma coletiva.

Como não há cargueiros funcionando, Dilma embarcou em uma locomotiva com seis comboios, utilizados no transporte de material para a construção da Ferrovia. Ela percorreu cerca de 4 km.

Segundo Edson Tavares, diretor do Porto Seco de Anápolis, já há várias empresas interessadas em fazer transporte de carga pela estrada.

Segundo ele, a Vale, que opera o trecho entre Palmas (TO) e Itaqui (MA), já pediu para operar o trecho até Anápolis, e o pleito está em análise pelo governo. Segundo ele, esta solução seria a mais rápida para que a linha efetivamente pudesse funcionar.

Alguns cargas teriam um custo de transporte reduzido em 30% , afirmou Tavares.

Mesmo realizando a vistoria na condição de presidente, ela aproveitou a oportunidade para gravar imagens para o programa eleitoral. Ela destacou a decisão de investir mais em ferrovias para ampliar o sistema de transportes no país: Saímos do modal somente de rodovias para os diversos modais: Ferrovia, hidrovia e todo esse sistema de porto , disse.

Mas o plano do governo está atrasado: o programa de concessão à iniciativa privada de 12 mil km de novas estradas de ferro, lançado em 2012, empacou e nenhum trecho foi concedido até hoje.

(MARIANA HAUBERT E DIMMI AMORA)

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