quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Segunda composição do VLT chega a João Pessoa

01/12/2014
A CBTU de João Pessoa recebeu no último sábado (29/11) a segunda composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trem está no pátio da Estação Cabedelo e faz parte do lote de oito composições comprado pela CBTU com a Bom Sinal para modernizar o sistema de trens urbanos de João Pessoa.
A terceira composição deve chegar à capital paraibana em maio de 2015. Enquanto isso, o primeiro VLT passa por testes. “No período de 6 a 16 de dezembro, serão iniciados os testes dinâmicos, aceleração, frenagem, estabilidade e pesagem, quando o trem receberá cerca toneladas de sacos de areia para ver o seu desempenho como se o VLT estivesse lotado de pessoas. A partir da finalização desses testes é que nós podermos colocá-lo em funcionamento em alguns horários da grade”, explica superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo.

A fabricante Bom Sinal está realizando cursos e treinamentos de maquinistas, técnicos e engenheiros de manutenção na Oficina de Cabedelo, com a finalidade de capacitar toda equipe para operar e realizar as devidas manutenções preventivas e corretivas dos novos trens. De acordo com o coordenador de Manutenção e fiscal do contrato do VLT, Sérgio Marcelino, os cursos deverão ser concluídos em meados de dezembro.

O primeiro VLT deve ser entregue a operação comercial em janeiro de 2015 e o segundo em fevereiro do mesmo ano. Não há projeção de reajuste da tarifa com a implantação do novo trem na grade horária.

Para evitar a depredação do novo equipamento, a CBTU de João Pessoa trabalha na realização de uma campanha de apresentação do VLT e conscientização do usuário. A campanha deverá ser iniciada até o início de 2015. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário