terça-feira, 28 de julho de 2015

Bonde de Santa Teresa é testado com passageiros a partir desta 2ª


27/07/2015 - G1
Um trecho de 900m dos 10km do bondinho de Santa Teresa poderá ser testado por passageiros a partir desta segunda-feira (27) na região central do Rio. Durante o período, batizado de pré-operação, não haverá pagamento de passagem. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), o serviço vai funcionar entre 11h e 16h, com intervalos de 20 minutos entre as viagensm, e capacidade de 32 passageiros.

A circulação volta a acontecer praticamente quatro anos após um acidente com o bondinho matar seis pessoas e deixar mais de 50 feridos. A tragédia não sai da memória do presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), Jacques Schwarzstein, que não vê a cerimônia com otimismo.

"Não podemos nos iludir. Estamos no começo do processo de restauração do bonde de Santa Teresa, bem no comecinho mesmo. Temos muitas dificuldades, estamos longe de poder dizer que os bondes voltaram a Santa Tresa. Pode demandar um ano, dois anos, não sabemos. Não temos nem certeza de que o processo de restauração será concluído", afirmou ao Bom Dia Rio desta segunda-feira (27).


Nos novos bondes, não será permitido viajar em pé, nem nos estribos – que são retráteis e acionáveis no momento de parada nos pontos. O embarque e desembarque só poderá ser feito nos pontos de parada. Agentes da Setrans ficarão posicionados nas duas estações terminais para orientarem os passageiros.

Desde o dia 7 de julho, os bondes passaram por testes no trajeto entre o Largo da Carioca e o Largo do Curvelo, que compreende cerca de 900m de trilhos. Eles circularam sem passageiros para que fossem testados os freios magnéticos.

O trajeto completo dos bondes, entre o Silvestre e o Largo das Neves, deverá ter 10km de extensão. As obras deveriam ter sido concluídas antes da Copa do Mundo de 2014, mas sofreram diversos atrasos e adiamentos.
Além da demora para restabelecimento do sistema de transporte, os canteiros de obras no Bairro de Santa Teresa provocaram uma série de transtornos aos moradores, que se organizaram em seguidos protestos. O prazo para conclusão total das obras ainda não foi determinado pela Setrans.


Os bondinhos pararam de circular em agosto de 2011, quando a falta de manutenção do sistema provocou um acidente grave, deixando seis pessoas mortas e 50 feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário