quarta-feira, 8 de julho de 2015

TRAVIC - Este mapa interativo mostra ônibus e trens do mundo todo se movendo em tempo real

Info Exame - São Paulo/SP - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 16/05/2015 - 18:08:51
Gustavo Gusmao

 A cidade de Sao Paulo vista pelo TRAVIC

Quer saber se seu onibus esta chegando? Um mapa dos mais complexos desenvolvido pela empresa de TI alema geOps, em parceria com a Universidade de Freiburg, talvez ajude.

Chamada de TRAVIC (sigla para Transit Visualization Client, ou cliente de visualizacao de transito em traducao livre), a curiosa ferramenta tenta mostrar em tempo real a posicao e a movimentacao nao so de onibus, mas tambem de trens e metros pelo mundo.

Ela utiliza, para isso, informacoes fornecidas por mais de 200 empresas de transporte publico, incluindo a CPTM, o Metro e a SPTrans. As fontes nao sao exatamente precisas algumas nao fornecem dados em tempo real , mas o TRAVIC tenta contornar o problema exibindo os pontos com base nos horarios programados, tambem obtidos nos bancos de dados.

O resultado, portanto, nem sempre e exato, mas o mapa compensa no visual e na riqueza de dados. Ele consegue exibir simultaneamente todos os veiculos registrados, mesmo que as informacoes venham de fontes diferentes. Alem disso, um clique no onibus ou trem desejado ainda exibe a rota que ele realiza e os horarios estimados de chegada em cada local.

Se quiser passear pelo mapa, o endereço é este:
http://tracker.geops.ch/?z=14&s=1&x=-8235743.4976&y=4971840.9526&l=transport De um clique em All Feeds na barra preta superior para visualizar o mundo todo, e a partir ir para outros paises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário