quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Primeiro ônibus movido a gás do Brasil circula no Recife

Nove veículos vão entrar em fase de testes na manhã desta quarta-feira (19)
LeiaJa por Eduarda Esteves ter, 18/10/2016 - 14:16

Começa a circular no Recife, nesta quarta-feira (19), o primeiro ônibus nacional movido a Gás Natural Veicular (GNV). O veículo vai entrar em fase de testes com passageiros nas principais ruas do centro da capital pernambucana, na linha 117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) e segue até o dia 10 de novembro. De acordo com o secretário das Cidades, Francisco Papaléo, o novo modelo de ônibus emite 70% menos gases poluentes do que os coletivos tradicionais à diesel e reduz os custos operacionais por quilômetro rodado.
Empresa responsável por desenvolver o veículo, a Scania, informou que o modelo tem autonomia para rodar 450 quilômetros em média sem a necessidade de abastecimento. Com  15 metros de comprimento e ar-condicionado, o modal tem cacacidade de transportar até 130 passageiros. O valor da passagem paga pelo usuário será de R$ 2,80 (valor do Anel A). 
Embora veículos com essa tecnologia a GNV já rodem na Europa há dez anos e também estejam em desenvolvimento em outras cidades da América Latina, este é o primeiro registro no Brasil. Para Eduardo Monteiro, chefe de vendas de chassis urbanos da Scania do Brasil, a expectativa é que após a fase de testes e demonstrações no Recife, os veículos possam ser adquiridos por empresas de transporte público. "A partir de fevereiro de 2017, a gente acredita que os ônibus já estejam disponíveis para a compra", afirmou o gestor.
O valor do ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) custa em torno de 30% a mais do que um tradicional à diesel. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o valor é de R$ 650 mil. Para Décio Padilha, presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), apesar do alto valor inicial na compra do ônibus, a economia pode ser percebida a curto prazo. "Além dos benefícios a população por causa da questão ambiental e de conforto, os empresários ganham em termos de durabilidade do veículo", afirmou Padilha.

O veículo passou primeiramente por Sorocaba (SP), depois por Londrina (PR), Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) e pela capital paulista. Em São Paulo, a demonstração foi durante os meses de junho a agosto de 2015. Lá, o veículo a gás foi colocado para acompanhar um ônibus similar a diesel num total de 12 semanas por duas linhas do Sistema SPTrans. O custo por km do GNV foi 28% inferior ao do diesel.

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