segunda-feira, 24 de outubro de 2016

São Paulo estimula start-ups a criarem soluções de mobilidade urbana

Henrique Medeiros (Mobile Time)

A cidade de São Paulo conta um hub de start-ups dedicadas a pensar soluções para a mobilidade urbana da capital paulista. É o Mobilab, o Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura da São Paulo, que reúne oito start-ups como residentes em sua sede e que contam com o apoio da SPTrans (empresa de transporte de ônibus de São Pauloe) da Secretaria Municipal de Trasportes (SMT).

Os projetos de cada uma das oito residentes foram apresentados ao público nesta segunda-feira, 17, no primeiro dia da Futurecom 2016, em São Paulo. Em um formato de pitch, eles mostraram suas ideias e os seus primeiros resultados para uma plateia formada por especialistas.

A Scipopulis apresentou um conceito de controle de gestão para a frota de ônibus com análise de dados e monitoramento. A plataforma, desenvolvida por quatro professores doutores de universidades paulistanas, já está sendo usada pela SPTrans em São Paulo e também nas capitais Montevidéu e Santiago.

Já a Onboard Mobility criou um serviço de pagamentos móveis que é útil para o passageiro. Por meio de seu app, o usuário substitui os cartões de transporte público pela tela do celular. Usando NFC, 3G, 4G ou Wi-Fi e cartão de crédito, o app Onboard pode funcionar em diversos lugares do mundo e consegue fazer conversão automática de moedas e dar informações sobre tarifas. 
    
Kolektivo e LogBee são duas empresas que trabalham com logística. A primeira relaciona pessoas que querem buscar e receber pacotes com preço mais em conta que os correios nas cidades de São Paulo e Campinas. A segunda se destaca por fazer entregas na capital paulista com motoristas autônomos. A MubMaps e a Woole, por sua vez, trazem conceitos para ajudar ciclistas a traçarem rotas na cidade.

Com foco nos motoristas, a Parknet mostra os melhores lugares para o condutor deixar seu carro. O app, que já teve mais de 1 mil downloads em suas primeiras semanas nas lojas de app, funciona com uma tecnologia de predição chamada de “Suzy”, que revela aos motoristas os melhores pontos para estacionar.

E para os pedestres a Beeline criou seu app que permite aos usuários traçarem rotas para andarem a pé. Eles podem compartilhar rotas dando indicações de quais caminhos são mais rápidos e tranquilos, além de ter opção para turistas desbravarem as cidades.

Além dos seus próprios projetos de aplicativos para ciclomobilidade, transporte público, logística, transporte individual e mobilidade a pé, o Mobilab conseguiu produzir tecnologias para uso da própria secretaria, como um painel com mapa de calor que provê informações de multas e reclamações para a SPTrans e um sistema que permitirá controlar o sistema de semáforos da capital, que até então não eram conectados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário