terça-feira, 18 de outubro de 2016

Transporte público terá controle biométrico em todo o Rio

06/09/2016
O Governo do Rio vai implementar o controle biométrico em todo o sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes públicos. Segundo o jornal “Extra”, a Secretaria Estadual de Transportes (SES) alega que o objetivo da medida é garantir maior controle e evitar fraudes nas gratuidades (alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública, idosos, pessoas com deficiência e portadores de doença crônica física ou mental beneficiadas pelo Vale Social) e no sistema do Bilhete Único Intermunicipal.

A medida foi publicada no Diário Oficial, nessa segunda-feira. No entanto, ainda não foi definida uma data para o início da utilização do sistema de controle. A biometria começará a ser instalada nos validadores dos veículos que compõem a frota de transporte rodoviário. Depois, nos demais modais. Não será necessário fazer recadastramento, exceto em casos de divergência entre os dados biométricos do titular e do portador que faz uso do cartão.

A SES ressaltou ainda que o investimento será pago por empresas e concessionárias que operam os sistemas rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário, sem custo para o Estado ou reflexo no preço da passagem. Os equipamentos estão em testes em empresas do Rio de Janeiro e de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário