terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Expresso ABC inicia hoje e Alckmin já fala em ampliar serviço

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC (01/12/2016)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), adiantou ontem que o Expresso ABC, linha que vai ligar as estações de Santo André à Tamanduateí, iniciando sua operação hoje, poderá ser ampliada. O tucano recebeu três dos prefeitos eleitos pelo PSDB da região na sede da gestão, no Palácio dos Bandeirantes, e apresentou o novo sistema, que passa a funcionar paralelamente à Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).
Ladeado dos tucanos eleitos Paulo Serra (de Santo André), Orlando Morando (de São Bernardo) e José Auricchio Júnior (de São Caetano), Alckmin evitou fazer previsões sobre possível expansão do expresso, mas afirmou que a demanda de usuários da nova linha será avaliada e que, “dando certo”, o sistema passará por amplificação – a princípio, serão 14 viagens por dia, funcionando apenas em horários de pico. “Primeiro vamos começar com esse trabalho. Claro que dando certo nós vamos criar sempre mais serviços. Há uma previsão de crescimento de novos trens. Primeiro vamos deixar iniciar e depois a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) vai avaliando a possibilidade de ampliar e receber mais trens”, anunciou o governador. Os secretários Clodoaldo Pelissioni (Transportes Metropolitanos) e Samuel Moreira (Casa Civil) também participaram do encontro.
O anúncio do Expresso ABC foi feito por Alckmin no dia 19, só que apenas ontem o projeto foi formalizado aos correligionários e futuros chefes dos Executivos, aliados da gestão paulista. O serviço promete viagem de dez minutos entre o município andreense (estação Prefeito Celso Daniel) e a Capital (Tamanduateí), que dá acesso à Linha 2-Verde do Metrô. O itinerário pulará as estações Prefeito Saladino e Utinga, da Linha 10.
Paulo Serra prometeu acompanhamento do Paço de Santo André da demanda de usuários do expresso. “A princípio, é preciso ter calma. A notícia (da nova linha) é boa”, elogiou o tucano. Para Auricchio, a vinda do expresso “cumpre importante demanda histórica da região”.
LINHA 18
Alckmin estimou que até o Carnaval do ano que vem, em fevereiro, haverá novos desdobramentos para destravar o início das obras da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará o Grande ABC à Capital (Djalma Dutra-Tamanduateí). “Estive sexta-feira em Brasília com o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) e cobrei o financiamento (das desapropriações). Em todos os sistemas de rating (nota de risco de crédito) o Estado de São Paulo possui nota B, mas a União nos colocou como C, então isso dificulta o financiamento.” Segundo o tucano, o governo federal se comprometeu a rever o rating paulista até janeiro, o que destravaria a captação de recursos para começo das intervenções


Nenhum comentário:

Postar um comentário