quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

SuperVia é condenada a pagar R$ 500 mil por má prestação de serviço

Além da multa, série de melhorias estruturais foi solicitada pela Justiça. Caso não cumpra a determinação, a empresa terá que pagar uma multa diária fixada em R$ 200 mil.
Por G1 Rio
23/12/2016 17h10 

A SuperVia foi condenada a pagar uma indenização de R$ 500 mil por causa da má prestação de serviço aos usuários de trem do Rio de Janeiro. Além disso, uma série de melhorias estruturais foi solicitada pela Justiça. Caso não cumpra a determinação, a empresa terá que pagar uma multa diária fixada em R$ 200 mil.

O motivo da indenização foi por danos patrimoniais e morais, individuais e coletivo dos usuários. A ação civil pública afirma que o serviço público prestado pela Supervia se mostra inadequado e prejudicial aos consumidores. No documento, a Promotoria alegou ainda que a empresa desrespeita direitos básicos dos consumidores, colocando em risco suas vidas e integridade corporal em virtude de panes constantes nas composições ferroviárias.

A empresa também foi condenada a resolver todos os problemas técnicos decorrentes de panes e demais defeitos existentes nas composições ferroviárias em até cinco dias. Além disso, terá que retirar imediatamente de circulação toda e qualquer composição sem condições de trafegar ou que não apresente condições seguras de trafegabilidade.

A decisão judicial obtida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro também determina que a Supervia garanta à população a prestação de serviço público ferroviário eficiente, seguro, contínuo e adequado, sem colocar em risco a segurança e a vida das pessoas. Por fim, a sentença determina que "a empresa fica obrigada a informar, de imediato, quaisquer atrasos ocorridos bem como seus motivos aos passageiros tanto nas composições quanto nas estações de cada ramal ferroviário, fornecendo previsão mínima para o reestabelecimento do serviço".


O G1 entrou em contato com a empresa para questionar a decisão judicial e foi informado que a SuperVia "tem ciência do processo, iniciado antes da atual administração, e vai entrar com os recursos cabíveis dentro do prazo legal". A concessionária afirmou ainda que implementou diversas melhorias no sistema ferroviário desde que a atual gestão assumiu, em 2011.

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